Projetos Especiais

Cantigas de Santa Maria

As Cantigas de Santa Maria, são um conjunto de mais de quatrocentas peças monofônicas em galego-português, compostas e compiladas na corte do rei Afonso X “o sábio” (1252-1284). Este repertório representa a maior coleção existente de canções escritas em qualquer língua vernácula europeia antes do século XIV. A poesia da maioria dessas peças é narrativa e geralmente narra milagres realizados pela Virgem Maria em todo o mundo conhecido.

Cantigas de Santa Maria

Dentro de seus temas religiosos e morais, as Cantigas de Santa Maria também exploram diferentes aspectos da existência do homem contemporâneo naquele período, incluindo: viagens, guerras, desastres naturais, leis e punições, atividades eclesiásticas e recreacionais, assuntos íntimos e pessoais (muitos a respeito do próprio Alfonso), e a relação com pessoas de outras fés. Essas cantigas estão distribuídas em 04 códices. 

Esse é um repertório fundamental no estudo e prática da música medieval por grupos de todo o mundo, que se dedicam a pesquisar e interpretar músicas desse período histórico.  

Na instrumentação utilizam instrumentos de época como citolas, guittern, gaita de fole, viela de roda, rabeca, alaúde e percussões (adufe, tejoleta, pandeiro, tambor). As músicas serão contextualizadas de forma breve antes do seu início.

Olam Ein Sof

Acompanhe nossos projetos e apresentações
nas redes sociais

Fale com a banda

Leve a música da Olam Ein Sof para o seu evento.